Vazamentos de água: sinais, causas, tipos, consequências e cuidados

Vazamentos são relativamente comuns nos imóveis em geral, principalmente, se as instalações hidráulicas do lugar forem antigas e nunca tiverem passado por nenhum tipo de manutenção.

É importante saber as causas e consequências desse problema, e se prevenir dele para impedir prejuízos e até mesmo acidentes.

De vazamentos a infiltrações, esses problemas podem se tornar bem graves, mas, com a ajuda de técnicos e encanadores da área, é possível se ver livre dessas avarias o mais rápido possível.

Saiba agora do que se tratam esses vazamentos, e como identificá-los o mais rápido possível, começando pela diferenciação dele com o que são infiltrações de fato.

Vazamentos x infiltrações

É importante ficar atento para as diferenças entre vazamentos e infiltrações, pois, a partir disso é possível fazer o melhor tratamento para o conserto da avaria.

Vamos ao conceito, primeiro.

Características da infiltração

Uma infiltração sempre se caracteriza por ser o acúmulo de água em um determinado local.

Essa concentração de água em um único ponto pode ser em decorrência de chuvas ou de vazamentos.

Ou seja, tanto um cano furado, como água da chuva entrando pela fresta da janela pode ocasionar uma infiltração.

Sinais de infiltrações

Pelo fato de água se acumular em pontos específicos, os indícios desses problemas são bem visíveis.

Geralmente, aparecem manchas de mofo e bolor nesses lugares, que podem ser pisos, tetos ou paredes, sempre na superfície da construção.

Fissuras, trincas e bolhas nesses locais também são fortes sinais de que tem infiltração ali, e que ela precisa ser resolvida o quanto antes.

Locais de infiltrações

Para garantir uma solução mais adequada a problemas com infiltrações, é recomendado ficar de olho em alguns pontos do imóvel.

Por exemplo, paredes são lugares muito propensos a esse tipo de avaria, principalmente em banheiros.

Lajes em coberturas também são locais comuns para esse tipo de problema, bem como tetos, principalmente os de garagens.

Importante olhar para algum sinal nesses locais e providenciar o conserto da avaria imediatamente antes que cause mais prejuízos.

Agora, voltando ao tema dos vazamentos em si, mostraremos as principais causas desse tipo de avaria.

Causas de vazamentos

É importante ficar atento às principais causas de vazamentos hidráulicos para ter como prever possíveis avarias no futuro.

Em geral, o que provoca esse transtorno é o seguinte:

Falhas físicas

Entres as causas mais prováveis de vazamentos, estão as falhas físicas, ou seja, problemas estruturais que ocorrem com bastante frequência nos encanamentos dos imóveis.

Os motivos que levam a esse tipo de falha podem ser dilatações ou contrações devido a temperaturas muito altas ou baixas.

Ou seja, um dos grandes “inimigos” de qualquer tubulação, por mais resistente que seja, são as mudanças climáticas.

Porém, a passagem de substâncias muito quentes ou demasiadamente frias pelos canos também provocam avarias com o tempo.

A solução mais adequada seria usar tubulações que tenham bastante resistência a esses fatores externos, garantindo que não se deteriorem com facilidade.

Falhas químicas

Uma das causas de vazamentos por falhas químicas mais comuns é justamente a que ocorre por componentes corrosivos.

Solventes de tinta jogados pelo ralo, por exemplo, podem provocar essas avarias, da mesma forma que a própria água, se estiver poluída, tende a corroer canos com o passar do tempo.

A poluição ambiental é outro fato que leva às falhas químicas na rede, como ar com vapores poluídos e até chuva ácida.

Há também o problema dos canos perderem, com o passar do tempo, sua proteção galvânica.

Soldas, parafusos, porcas e emendas também vão se desgastando e perdendo sua função com os anos.

Mais uma vez, a forma de evitar isso é garantindo que as tubulações usadas sejam resistentes a materiais químicos corrosivos.

Falhas mecânicas

Essas causas de vazamentos são provocadas por pancadas, atritos ou tensões nas tubulações.

O problema ocorre tanto por conta de materiais abrasivos, como por falhas estruturais, além do deslocamento natural do alicerce com o passar dos anos.

Por isso as instalações dos encanamentos precisam ser feitas com bastante cuidado para evitar que fiquem expostas e sujeitas a danos.

Tubulações antigas

Há aproximadamente 30 anos atrás, os canos de tubulações hidráulicas eram feitos de ferro fundido e galvanizado, e que tende a se oxidar com o passar do tempo

Com isso, pode ocorrer a obstrução da água, ocorrendo corrosão e diminuição da vazão, aumentando a pressão, o que pode causar danos bem sérios nesses canos.

Por isso, é importante fazer a substituição de encanamentos antigos sempre que possível, preferencialmente, por aqueles feitos de polietileno de alta densidade (as chamadas PEAD).

Pressão alta

Vazamentos também ocorrem por causa de pressão muito alta nos encanamentos, provocada por obstruções internas, ou até mesmo por congelamento da água.

Raízes de árvores também podem causar alta pressão em encanamentos, pressionando tubos e diminuindo o seu diâmetro.

Além disso, regiões nas quais o abastecimento é escasso, do tipo faltar água 2 ou 3 vezes na semana, apresentam esse tipo de problema.

Pressão alta, em longo prazo, causa rachaduras nos canos, e o modo de se prevenir disso é usando encanamentos resistentes.

Instalações incorretas

Também é comum que causas de vazamentos ocorram em decorrência de instalações feitas de maneira inadequada no imóvel.

Além disso, deslocamentos ou a movimentação de canos são outros pontos que podem levar a avarias hidráulicas.

Isso acontece por causa de um aspecto bem simples: o terreno onde o imóvel está construído vai, ao longo do tempo, passar por mudanças devido às variações de temperatura principalmente.

Por conta disso, as funções do local deslocam e afundam, levando os canos junto, provocando avarias.

Falhas na construção e reformas

Falhas na construção são uma das causas mais comuns para vazamentos, e muitas vezes isso se dá pelo uso de materiais de má qualidade.

Peças que não sejam do mesmo tipo ou marca também provocam danos, pois, o encaixe fica imperfeito e pode provocar vazamentos com muita facilidade.

Uma simples reforma é outro fator que pode gerar vazamentos.

Por isso, é importante contratar profissionais qualificados, sabendo exatamente onde se encontram os encanamentos no imóvel.

Mas, também pequenas reformas ou até mesmo um simples furo na parede para colocar um quadro pode causar vazamentos.

Ou seja, é necessário saber a localização dos canos para evitar esse tipo de transtorno.

Agora, veja quais os principais tipos de avarias que podem surgir em seu imóvel.

Tipos de Vazamentos

De um modo geral, os vazamentos podem ser internos e externos, com os primeiros também sendo chamados de ocultos.

A partir dessa classificação simples, essas avarias podem ser:

Em canos alimentados diretamente da rede

Nesse tipo de vazamento, é comum que apareçam problemas devido a desgastes do material dos canos, mesmo que sejam de qualidade.

Reformas em geral também podem provocar problemas nesse tipo de encanamento, e por isso é fundamental não só escolher tubulações que sejam duráveis, mas, saber a exata localização delas depois.

Isso já evita uma série de problemas futuros.

Em canos alimentados pela caixa d’água

Esse tipo de encanação é bem importante para o nosso dia a dia, e justamente por usarmos muita água dessa tubulação, ela pode se desgastar com o passar do tempo.

Além disso, vazamentos também podem acontecer diretamente na caixa d’água, devido a algum furo ou rachadura, muito provavelmente, provocado por agentes externos.

Em torneiras

Problemas de vazamentos em torneiras acontecem com frequência devido ao desgaste de suas peças, especialmente a borrachinha que fecha e controla a vazão de água.

A resolução, nesse caso, é bem simples, bastando fazer a troca da peça com defeito, ou, em situações mais graves, substituir por outra torneira mais nova e resistente.

Em vasos sanitários

Outro tipo de vazamento corriqueiro é o de vasos sanitários. Na verdade, muitos componentes presentes no banheiro são propensos a esse tipo de avaria.

Por usar bastante água com frequência, algumas peças podem desgastar rapidamente, como válvulas, por exemplo.

Em piscinas

Mesmo não sendo um tipo de vazamento comum, avarias em piscinas precisam ser resolvidos com rapidez, pois, os prejuízos podem ser bem altos, devido à extensão dessas tubulações.

Ações do tempo (já que as piscinas ficam ao ar livre) e reformas mal feitas podem ser os responsáveis por vazamentos nessa estrutura.

Em registros

Também podem acontecer problemas de vazamentos em registros, que são as válvulas que fecham o abastecimento de cômodos, como o banheiro, por exemplo.

Assim como acontece nos casos anteriores, essa peça aqui pode se desgastar com o tempo, sendo necessário, às vezes, a troca completa da válvula em questão.

Em algumas situações a troca do elástico que envolve a válvula já resolve o problema.

Em tubulações na parede

Esse tipo de vazamento aqui é bastante perigoso, pois, pode comprometer a integridade das estruturas do local, causando infiltrações e até acidentes.

Manchas de umidade, mofo e bolor nas paredes são indícios desse tipo de problema, que pode, inclusive, gerar ou agravar doenças respiratórias.

Esse vazamento pode ser oculto, mas, visível depois de um tempo, ou tão pequeno que o problema pode durar anos, com água minando no local gradativamente.

Em tubulações no piso

Aqui, os vazamentos são causados, muitas vezes, por avarias em encanamentos de esgotos, sendo bastante graves, pois, atingem diretamente o alicerce do imóvel.

Pisos com manchas de umidade ou descolando são sinais desse tipo de avaria, sendo necessária a contratação de um serviço de caça vazamentos, visto que o problema é bem complexo.

A seguir, veja quais os locais no imóvel que estão mais propensos a avarias hidráulicas.

Locais de vazamentos

Avarias hidráulicas podem acontecer em qualquer lugar, mas, existem pontos específicos onde ocorrem com mais frequência.

Dentre os locais mais comuns, há torneiras (da pia da cozinha ou do banheiro), válvulas de descarga e boias de caixas d’água.

Fora esses lugares mais expostos, há também os vazamentos ocultos, que são mais difíceis de serem localizados e consertados, e que podem estar em:

Pisos

Aqui, a avaria se dá por causa de canos, que podem estar mais perto da superfície ou não.

Problemas nos pisos podem, inclusive, acontecer em decorrência de avarias nas tubulações de paredes, onde a água passa pela construção até chegar ao solo ou sub-solo do imóvel.

Solos

Estes daqui estão entre os mais difíceis de localizar, pois, não estando próximos à superfície, os sinais ficam pouco aparentes.

Somente quando o caso é muito grave que uma infiltração, por exemplo, pode subir e atingir a superfície do piso, mas, a partir do momento que chega nesse ponto, o problema fica mais grave.

Em situações assim, somente aparelhos como Geofone e outros podem localizar com mais precisão o problema, ou seja, aqui se faz necessária a contração de um serviço de caça vazamentos.

Paredes

Neste caso, o mais comum é que surjam vazamentos ocultos por detrás de paredes de alvenaria devido a algum furo ou rachadura em canos que passam nesse local.

Só que, em alguns casos, o problema não está exatamente nas paredes, mas, em infiltrações no teto.

Ou seja, a água escorre e se aloja nas paredes a azulejos, danificando o local, provocando manchas e deteriorando o cimento.

Por isso, é importante saber, primeiramente, onde está a origem da avaria, o que pode ser facilitado com a contratação de técnicos de caça vazamentos.

Tetos e lajes

Neste caso específico, o problema geralmente se encontra nos telhados, seja por causa de telhas quebradas, calhas danificadas ou rachaduras nas lajes, além da falta de impermeabilizante no lugar.

Manchas e goteiras são sinais desse tipo de avaria, que precisa ser consertada com rapidez para não causar acidentes.

Existem ainda pontos bem específicos que podem ter vazamentos.

Veja quais são eles.

Pontos de vazamentos

Além de lugares amplos como pisos, tetos e paredes, podem aparecer vazamentos de água em certos pontos específicos, e você precisa ficar atento a cada detalhe disso.

Até porque muitos desses pontos podem ser simples furos ou rachaduras, mas, que se não forem consertados de imediato podem se tornar mais graves depois.

Veja quais locais são esses.

Caixa d'água

Em geral o problema de vazamento na caixa d’água está no encanamento que se liga a outros pontos do imóvel, ou no próprio reservatório.

Há alguns testes que você pode fazer para facilitar a localização da avaria, como não usar água por cerca de hora e verificar se o nível da caixa está menor ou não.

Hidrômetro

O hidrômetro também é um local específico onde pode ter vazamento, ou simplesmente o próprio aparelho está com defeito.

Nesse último caso, a recomendação é se comunicar com a Sabesp ou a concessionária da sua região para proceder com a troca do aparelho.

O funcionário da concessionária, que faz a leitura mensal, também pode identificar se esse aparelho está com problemas.

Lembrando que o hidrômetro também pode ser útil para localizar vazamentos ocultos.

Basta não usar água por cerca de 1 hora no imóvel, e ver se a medição do aparelho aumentou ou não.

Caixa acoplada

A caixa acoplada dos vasos sanitários é outro local específico onde podem aparecer avarias quando menos se espera, ou até mesmo nos próprios vasos com o passar do tempo.

Pra achar vazamentos nesses lugares, uma dica é colocar tinta de qualquer cor na caixa acoplada.

Se essa tinta aparecer na água no vaso, alguma peça da caixa precisa ser trocada com urgência, geralmente, a boia.

Torneiras

É muito comum que torneiras comecem a vazar ou a pingar com o tempo de uso.

Além disso, a peça em si pode não ser de boa qualidade e se desgastar pouco tempo após sua aquisição.

Por isso, é sempre importante ficar de olho de uma torneira está pingando muito depois de fechada, ou vazando água pela base.

Piscinas de alvenaria

Vazamentos em piscinas com azulejo ou que apenas cimentadas são comuns, sendo a principal causa falhas mecânicas.

Nesse caso, o problema pode estar no sistema de enchimento automático.

Há também a possibilidade de haver danos estruturais no local, devido a furos ou rachaduras nas paredes da piscina.

Até mesmo problemas no encanamento subterrâneo do local podem acontecer, muitas vezes, em decorrência da corrosão do solo.

Por fim, conexões soltas ou danificadas também provocam vazamentos de água.

Canos e tubulações em geral

Vazamentos em encanamentos como um todo são comuns na medida em que o sistema é antigo e nunca passou por nenhum tipo de manutenção, ou os materiais não sejam de boa qualidade.

Pode ainda ocorrer de canos não terem sido muito bem colocados no momento da instalação ou de uma reforma, ou sofrerem danos porque estão expostos a intempéries do tempo.

A seguir, listaremos os tipos de imóveis mais propensos a surgirem avarias hidráulicas diversas.

Imóveis com vazamentos

Muitos pensam que vazamentos de água aparecem somente em casas e apartamentos, mas, eles podem ocorrer em qualquer tipo de imóvel.

Basta que ele tenha uma tubulação hidráulica.

Entre os imóveis com mais problemas desse tipo, podemos citar:

Casas

Vazamentos em casas são relativamente comuns, especialmente naquelas bem antigas e que, principalmente, nunca passaram por nenhum tipo de manutenção.

Os problemas podem ser bem variados, como torneiras pingando, poças de água em locais próximos a componentes hidráulicos e manchas na superfície de paredes.

Conta alta sem explicação também pode sinalizar vazamentos em casas.

Apartamentos

Os vazamentos em apartamentos causam praticamente os mesmos estragos que em casas, com um diferencial: nesse caso é preciso saber a origem a avaria.

Porque, se ela estiver na rede central, o condomínio é que paga o conserto e se responsabiliza por eventuais prejuízos aos moradores.

Contudo, se a origem estiver no apartamento vizinho, o proprietário dele é quem tem que resolver o problema.

Você só arca com esses custos se a origem da avaria estiver no seu apartamento, e para saber disso, é fundamental contratar um serviço de caça-vazamento.

Escritórios

Aqui, o problema também é relativamente comum, e ocorre mais quando o imóvel onde o escritório está é bastante antigo.

Nesse caso aqui é importante ficar atento aos sinais para detectar o quanto antes a avaria, tanto para salvaguardar o escritório, como outros locais do prédio.

Em períodos de chuva forte, verifique se surgem goteiras ou infiltrações no escritório.

Galpões

É bem comum a existência de vazamentos e infiltrações em galpões, especialmente nos maiores e mais antigos.

Geralmente, acontecem goteiras no teto e infiltrações, e se o local tiver produtos perecíveis como alimentos, o conserto precisa ser imediato.

Indústrias

É importante verificar a ocorrência de vazamentos em indústrias, pois, todo o maquinário desses locais é caro, e água infiltrada ou em goteiras podem ocasionar grandes prejuízos.

Assim que perceber sinais de avarias assim, o mais recomendado é contratar empresas de caça vazamentos.

Comércios

Na maior parte dos casos, vazamentos em comércios acontecem por danos estruturais ou avarias em canos ocultos.

No primeiro caso, água da chuva pode entrar em telhados ou janelas, e no segundo, canos e tubulações podem estar avariados.

Lembrando que esse problema pode dar bastante prejuízo, estragando o material vendido no comércio.

A seguir, vamos enumerar alguns sinais claros de que o imóvel tem um problema de vazamento.

Sinais de vazamentos

Para garantir que vazamentos de água não causem muitos prejuízos, é importante ficar alerta quanto aos sinais que podem denunciar se tem avaria no encanamento do imóvel, e onde exatamente.

Observe algumas dessas dicas.

Goteiras

As goteiras podem aparecer em torneiras e chuveiros com defeito, ou em telhados que tenham avarias nas telhas, calhas ou lajes.

Se o problema estiver em torneiras e chuveiros, na maior parte dos casos, a simples troca de peças ajuda a resolver, e no caso dos telhados a troca de telhas ou o conserto de calhas soluciona a questão.

Infiltrações

Infiltrações se dão pelo acúmulo de água em algum ponto específico, e o que denuncia o problema são partes molhadas nas paredes, pisos e tetos, ou poças de água no chão que não secam.

Manchas causadas pela umidade são sinais claros, o que pode provocar mofo e bolor na superfície avariada.

Bolhas na pintura, reboco caindo ou azulejos e pisos descolando do lugar também sinalizam para esse problema.

Manchas e bolor

Esses sinais aqui podem aparecer em decorrência de infiltrações, como visto no tópico anterior, ou por causa de vazamentos em alguma tubulação interna.

A depender do nível do acúmulo de água, essas manchas e bolores podem ser grandes ou pequenas.

Aumento de conta

Um sinal bem claro da existência de vazamentos de água é a conta alta sem nenhuma explicação, de uma hora para outra.

Assim que receber a conta, é necessário analisar bem se ela veio alta por aumento de consumo ou não.

Se não for esse o caso, então, há uma probabilidade grande de ter vazamentos no imóvel, e então você pode fazer testes para tentar localizar o ponto da avaria, ou contratar técnicos da área.

Descoloração de canos e conexões

Quando canos e conexões expostas começam a perder a cor de fábrica é porque deve haver algum problema de vazamento ou acúmulo de água no lugar que esteja causando isso.

Canos nas pias de cozinha e banheiro, e também nos sifões, podem ser indício de umidade excessiva, e é bom ficar atento, pois, pode ser tanto obstrução das tubulações quanto outro tipo de avaria.

Excesso de lodo num único ponto em jardins

Vazamentos de esgotos podem atingir jardins, e a melhor forma de observar isso é verificando se existe algum ponto do local que tenha muito lodo ou área verde que destoe do restante do ambiente.

Se mesmo em tempo seco, com sol e pouca chuva, esse local permanece do mesmo jeito, então, é provável que haja algum vazamento ali.

Outros sinais de vazamentos

Para garantir a manutenção do imóvel e evitar vazamentos, outros pontos podem ser observados no dia a dia.

Por exemplo, se o ponteiro do hidrômetro fica girando mesmo sem uso de água ou com a rede fechada, é porque tem vazamento no lugar ou o próprio aparelho está com defeito.

Barulhos estranhos por trás das paredes ou embaixo de pisos, como o de água escorrendo também podem indicar problemas assim.

Mau cheiro vindo de ralos é outro indício forte de que a sua rede hidráulica não está bem.

Caso não resolva imediatamente esses problemas, observe a seguir os prejuízos que isso pode causar.

Consequências dos vazamentos

Os vazamentos de água causam inúmeros problemas para os clientes de concessionárias como a Sabesp.

O problema se torna especialmente grave se o conserto não for feito com a rapidez necessária.

Veja a seguir algumas dessas consequências.

Desperdício de água

De todas as consequências de vazamentos de água, esta daqui é a mais óbvia, mas, precisa de destaque.

Esse problema pode dar prejuízos tanto individuais, quanto coletivos.

Ou seja, mesmo vazamentos pequenos podem trazer transtornos, seja no aumento da conta, seja no racionamento de água.

Deterioração das estruturas do imóvel

Vazamentos de água e infiltrações estragam, com o passar do tempo, pisos, tetos, paredes, solos, vigas e outros componentes dos imóveis.

O enfraquecimento de lajes e alicerces pode causar prejuízos financeiros, com reformas urgentes, e até mesmo em acidentes.

Em suma: vazamentos podem comprometer o seu bolso e colocar em risco a segurança dos moradores e freqüentadores do local.

Falhas nas instalações elétricas

Pontos de umidade em paredes e tetos, além de deteriorarem a estrutura do local, e colocarem em risco a segurança de todos, esses problemas podem causar danos em outros sistemas.

Uma dessas redes é a elétrica, com o vazamento ou infiltração podendo causar curto-circuito, danificando o sistema em geral e aparelhos que estejam ligados na tomada no momento.

Além, é claro, de outros transtornos como acidentes como princípios de incêndio.

Prejuízos financeiros

De um modo geral, vazamentos e infiltrações causam sempre alguma espécie de prejuízo financeiro, seja no conserto da avaria, seja para o reparo da estrutura ao redor do problema.

Há também, é claro, o aumento da conta, que pode ser pouco ou muito a depender da extensão da avaria.

Proliferação de doenças

Além desses problemas citados aqui, há também a possibilidade de vazamentos e infiltrações provocarem ou agravarem doenças.

Isso porque o acúmulo de água provoca mofo e bolor nas superfícies, proliferando fungos e bactérias no ambiente, sendo muito prejudiciais para quem tem problemas respiratórios e alergias, por exemplo.

Outro transtorno é se um lugar ficar com acúmulo de água, proliferando insetos e pragas, como o mosquito da dengue.

Já para se prevenir contra vazamentos de água, existem atitudes simples a tomar.

Veja quais.

Como evitar vazamentos?

Além dos pontos levantados, é importante saber como se prevenir de vazamentos, infiltrações ou qualquer outro problema hidráulico.

Veja algumas dicas.

Limpeza periódica

Uma das formas de se prevenir de vazamentos e infiltrações é limpando certos reservatórios de água, como caixa d’água, por exemplo, pelo menos, a cada 6 meses.

Com isso, você evita o acúmulo de resíduos que podem danificar o reservatório e o seu encanamento.

Sem contar, é claro, que isso proporciona uma melhor qualidade da água consumida no imóvel.

Troca de encanamento

É preciso fazer a troca de canos e tubulações que sejam muito antigos (especialmente se tiverem mais de 30 anos, e forem de ferro).

O ideal é fazer a substituição pelos de cobre que são bem mais resistentes à pressão da água e a materiais mais corrosivos.

Assim, você evita vazamentos por desgastes dessas peças.

Limpeza de válvulas

Outro ponto que ajuda bastante na prevenção a vazamentos de água é garantir que certos componentes estejam funcionando bem, como as válvulas de pressão de vasos sanitários.

Com o tempo, também são peças que se desgastam e podem comprometer o uso de água por esse componente.

Investimento em aparelhos e peças mais modernas

Algumas peças e aparelhos hidráulicos recentes garantem uma maior economia de água, além de evitarem vazamentos e infiltrações.

Em vasos sanitários, por exemplo, você pode substituir antigas bacias de descarga por caixas acopladas com duplo acionamento.

Além de gastarem menos, essas caixas evitam o uso constante da peça, evitando danos com o passar do tempo.

Arejadores em torneiras também ajudam nesse sentido, pois, diminuem a vazão, evitando desperdícios e o uso exagerado do componente.

Cautela em perfurações em paredes

Um simples furo na parede para colocar um quadro pode ser suficiente para danificar algum cano, provocando vazamentos e infiltrações.

Saber por onde passam as tubulações no imóvel é fundamental, algo que está bem detalhado na planta do local.

Manutenção da rede hidráulica

Para evitar problemas hidráulicos de qualquer tipo é fundamental ficar atento à manutenção periódica de alguns pontos de água.

Esse processo de manutenção geral deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano, enquanto que a limpeza e desinfecção de reservatórios devem ser realizadas duas vezes nesse mesmo intervalo de tempo.

Inclusive, se perceber alguma alteração na cor ou no gosto da água, é necessário fazer esse procedimento imediatamente.

A limpeza anual de válvulas reguladoras de pressão, bem como a substituição de componentes internas a cada três anos ajuda muito.

A revisão de bombas do poço de escorva (aquelas que pegam águas pluviais do último subsolo) também é um procedimento básico, especialmente para limpar o local de sujidades.

Cuidado com ralos em pias e banheiros

Um ponto importante para evitar vazamentos em cozinhas e banheiros é não jogar certos produtos nos ralos, principalmente, os abrasivos.

Tintas e diluentes jamais devem ser descartados pelos ralos, devendo ser jogados fora de maneira apropriada.

Além disso, caso precise lavar ferramentas, o recomendado é usar água e sabão, mesmo que o esgoto do local seja tratado.

Também é importante fazer limpezas periódicas semanais em ralos, pias e sifões, jogando água quente para facilitar o serviço.

Impermeabilização contra infiltrações

Para evitar infiltrações, que podem ou não ser consequência direta de vazamentos, a impermeabilização de partes do imóvel ajuda bastante.

Esse processo pode ser feito na base do local ou quando for feita qualquer reforma estrutural.

A recomendação é usar aditivos de material impermeabilizantes na argamassa de reboco nas paredes, evitando assim infiltrações.

Outras formas similares à impermeabilização para se prevenir de vazamentos e infiltrações é através de silicone na parte externa de janelas, mantas asfálticas nas lajes e manta antirraiz nos jardins.

Tintas impermeáveis nas paredes externas ajudam muito também.

Vantagens dos serviços de caça vazamentos

Um serviço de caça vazamentos resolve com mais facilidade problemas hidráulicos de todos os tipos, de vazamentos, a infiltrações, e até mesmo entupimentos.

Por isso, é importante sempre que desconfiar de alguma área com possíveis avarias, contratar técnicos e encanadores da área.

As vantagens dessa contratação são as seguintes:

Proximidade

Empresas como a Ligeirinho Caça Vazamentos estão espalhadas por todo o Brasil, garantindo que vazamentos, infiltrações e entupimentos sejam resolvidos de imediato.

Com isso, qualquer problema hidráulico, independente da extensão da avaria, ou do tipo de imóvel, tem um conserto rápido antes que cause maiores danos.

Conserto mais econômico

Em linhas gerais, o preço de um serviço de caça vazamentos é barato, desde a visita para fazer a localização das avarias, até o reparo delas.

Isso só é possível porque técnicos e encanadores dessa área usam equipamentos como Geofone, que ajudam a fazer uma detecção mais precisa, e menos invasiva no local.

Automaticamente, o conserto é mais rápido e seguro.

Conserto definitivo

Esses mesmos equipamentos que técnicos da área usam ajudam não somente a baratear o serviço, como também auxilia a fazer um reparo mais definitivo no local.

Com isso, o problema é resolvido com mais segurança por esses profissionais, que acabam tendo tempo de pensar numa solução adequada para cada tipo de problema.

Reparo ágil

Outro dos benefícios em contratar uma empresa de caça vazamentos é que o conserto das avarias, geralmente, é bastante rápido, não atrapalhando o dia a dia do cliente.

E, mesmo que o problema seja mais complicado do resolver, ainda assim, o serviço acaba sendo mais ligeiro do que o normal graças ao nível de eficiência para a localização de todas as avarias do local.

Serviço feito emergencialmente

Há casos em que o problema aparece do nada, e precisa ser resolvido de imediato, com urgência, antes que se torne algo mais grave.

Esse tipo de serviço ajuda nisso, pois, as empresas do ramo, geralmente, trabalham 24 horas por dia para atender os clientes sempre que for necessário.

Dessa forma, o conserto é feito antes que provoque maiores estragos.

Entrega de laudo e garantia

Outro ponto positivo na contratação de empresas de caça vazamentos é que os técnicos e encanadores emitem sempre alguns certificados que servem como comprovante.

O primeiro deles é o laudo, que detalha todo o serviço que foi feito no local, enquanto que a garantia é um documento de segurança que pode durar 2 anos, e possibilita a volta dos técnicos sem ônus para o cliente caso a mesma avaria volte a acontecer.

Contrate a Ligeirinho

Os técnicos da Ligeirinho Caça Vazamentos trabalham sempre com rapidez e segurança para resolver qualquer tipo de vazamento ou infiltração que esteja gerando conta alta.

Eles trabalham com equipamentos como Geofone e Hidrofone para facilitar o serviço, e garantir um trabalho mais rápido.

Também se comprometem a fazer as reformas necessárias após o término do conserto, garantindo assim a integridade do imóvel.

Sem contar, é claro, que é oferecida a garantia e o laudo após o conserto, possibilitando assim a finalização do serviço.

Portanto, caso precise de serviços desse tipo, entre em contato.

FAQ: vazamentos de água

  • Por que as torneiras vazam ou pingam?

    Um dos motivos que causam danos em torneiras é fechar e abrir a peça com muita força, causando o desgaste dela e a redução da sua vida útil.
    Além disso, a falta de manutenção também causa problemas nas torneiras, como não trocar o vedante a cada 2 anos. A garantia de uma boa torneira é de 5 anos aproximadamente.

  • O causa infiltração na parede?

    Geralmente, a infiltração nesses locais acontece quando a água de vazamentos e chuvas encontra brechas ou frestas na estrutura do imóvel, causando acúmulo de água em um único local.
    Usar materiais de baixa qualidade em instalações hidráulicas e não investir em impermeabilização também são pontos que causam esse tipo de problema.

  • Como fazer o teste de vazamento de água?

    Um dos testes de vazamentos é do hidrômetro. Deixe todos os registros das paredes abertos, e feche as torneiras, não usando água durante o teste. Depois observe a numeração, e veja se 1 hora depois ele mudou de numeração ou não.
    O teste para canos alimentados pela rede consiste em fechar o registro da parede, abrir uma torneira alimentada por ela, e deixar que a água escorra completamente. Depois, pegue um copo com água, coloque na boca dessa torneira. Se a água for sugada, tem vazamento.
    O teste para tubulações embutidas na parede é fazer batidas, e ver se o som emitido é diferente em alguma parte. O aparecimento de manchas e mofo, e a mudança de colocação nas paredes também são indícios de vazamentos.

  • Como proceder quando um vazamento for identificado?

    A depender da gravidade do vazamento, é preciso ser rápido, chamando um técnico ou encanador, que, provavelmente, irá indicar, ainda por telefone, como estancar temporariamente o problema.
    Caso apenas desconfie da existência de alguma avaria, pode fazer alguns testes rápidos, para depois chamar esses profissionais.

  • Como aumentar a vida útil do encanamento?

    Primeiramente, use material que seja adequado para cada situação. Por exemplo, para a condução de água quente (em chuveiros elétricos, por exemplo), tubulações de cobre são a melhor alternativa. Já pra água fria, a melhor opção são canos de PVC.
    Outra dica é prestar atenção às conexões, adequando cada peça para que se elas se encaixem de maneira adequada, como conectores, válvulas e soldas, com todos os materiais e peças sendo da mesma linha do restante da encanação.
    Nunca coloque pesos sobre os canos, especialmente se forem externos, e saiba identificar vazamentos como observar sinais no piso, nas paredes e no forro, tipo dilatação, inchaço e umidade excessiva.

  • Como saber se está tendo um vazamento de água no seu imóvel?

    Saiba como identificar vazamento de água em seu imóvel, ou, de pelo menos, suspeitar de que existe problema na rede hidráulica. Uma dessas maneiras é ver se a conta de água aumentou abruptamente, e sem nenhum motivo aparente.
    O surgimento de infiltrações em paredes, textos e pisos também é outro indício de vazamento, bem como a presença de lodo e bolor nesses locais.
    Alguns vazamentos são simples de identificar e consertar, como goteiras e chuveiros pingando, por exemplo, e outros são mais complicados, por estarem oculto por trás de paredes ou embaixo do piso ou subsolo.

  • Onde é mais comum encontrar vazamentos?

    Basicamente problemas de vazamentos podem acontecer em qualquer ponto da tubulação de um imóvel, mas, existem certos pontos que são mais corriqueiros de acontecer esse tipo de problema. Você pode encontrar vazamentos na rede hidráulica em determinados locais onde eles acontecem com mais frequência.
    Dentre os locais de vazamentos mais comuns, podemos citar torneiras que ficam pingando (seja na pia, seja no banheiro), válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas (especialmente se ficarem expostas à ação do tempo) e boias de caixas d’água.
    ora esses, também existem os chamados vazamentos ocultos, que são mais difíceis de serem localizados e consertados.

  • O que causa vazamentos de água?

    Vazamentos em tubulações possuem diversas causas. Entre as mais comuns, podemos citar falhas físicas, que são resultado de alterações estruturais em canos, sendo provocadas por dilatações e contrações por conta da variação de temperatura, seja atmosférica, seja por produtos quentes e frios que passem pela encanação.
    Há também as falhas químicas, provenientes de produtos corrosivos. Nesse caso, a poluição pode ser um fator de risco, especialmente após a perda da proteção galvânica desse tipo de peça com o passar dos anos.
    E, por fim, temos as falhas mecânicas, provenientes de pancadas, tensões e atritos que a tubulação pode sofrer. O que causa vazamento nesse caso são falhas na estrutura, estruturas suspensas e mal apoiadas, deslocamentos por variação de alicerces, e contato com materiais abrasivos, seja na parte de dentro, quanto fora do cano.

  • Por que tubulações antigas estão mais suscetíveis a vazamentos?

    A idade da tubulação pode ser um fator que leve a ter vazamentos na rede hidráulica de um local. Há décadas atrás, os canos eram fabricados em ferro fundido e ferro galvanizado, e se trata de um material que naturalmente passa por um processo de oxidação com o passar dos anos. Isso obstrui a passagem da água, causando corrosão.
    A obstrução, então, irá diminuir o diâmetro do tubo, reduzindo também o potencial de vazão de água que passará por ali. Para que se mantenha a vazão, a pressão é aumentada, e a é nessa ação que conexões e juntas se danificam, causando vazamentos.
    A melhor solução neste caso é fazer a substituição de toda a tubulação antiga uma por nova que seja feita em polietileno de alta densidade. Mesmo que seja mais caro fazer isso, é a recomendação mais adequada para quando a tubulação antiga começar a apresentar defeitos.

  • Pressão alta da água pode causar vazamentos?

    Sim, uma pressão muito alta de água pode contribuir para o surgimento de vazamentos, porém, não são apenas as artes internas da tubulação que podem sofrer com isso. O congelamento da água e sua expansão no sistema de encanamento podem precisar de uma pressão maior, deixando o local mais suscetível a sofrer danos estruturais.
    Outro ponto que pode resultar numa maior pressão de água é a ação das raízes das árvores, que podem fazer pressão na tubulação de muitas residências, e interferindo no seu sistema hidráulico. Essas raízes podem penetrar nas tubulações, provocando, assim, rompimentos e obstruções.
    Além disso, vazamentos provocados por alta pressão na água são mais comuns em locais onde o abastecimento precisa alcançar níveis muito altos, garantindo que chegue a pontos como torneiras e caixas d’água.

  • Instalação incorreta de canos pode causar vazamentos?

    Outra causa de vazamento muito comum numa instalação hidráulica é a colocação incorreta da encanação. Mesmo que se tratem de erros pequenos, e até imperceptíveis, isso pode fazer com que as peças sejam facilmente danificadas.
    No momento das instalações, por exemplo, é fundamental usar tubos e conexões da mesma marca, e que se encaixem perfeitamente. Tentar adaptar as peças por meio de “gambiarras” pode fazer com que elas percam sua vida útil, e quebrem com facilidade.
    Portanto, peças em instalações hidráulicas precisam ter uniformidade pra evitar danos futuros, e você ter que recomprar tudo de novo.

  • Deslocamento e movimentação de canos causam vazamentos?

    Outra questão que pode fazer com que os canos fiquem danificados é se eles forem deslocados ou movimentados, especialmente se o imóvel for antigo. Quanto mais velho ele for, mais o terreno passará por mudanças, o que quer dizer que as estruturas do lugar passarão por novas acomodações e tensões, e isso poderá gerar danos na encanação.
    De um modo geral, as fundações podem se deslocar e afundar, o que irá provocar o deslocamento da instalação hidráulica. É verdade que esse deslocamento tende a ser gradual e imperceptível, mas, mesmo assim, os canos estando um pouco fora de lugar podem ser danificados e gerarem vazamentos.
    O ideal aqui é se precaver, especialmente se o imóvel já tiver muitos anos de sua construção, e tenha passado por sucessivas reformas.

  • Por que as torneiras vazam ou pingam?

    Uma das peças numa residência que mais dá trabalho quando o assunto é vazamento, é a torneira, sem dúvida. Entre as principais causas de problemas nela, podemos citar a força excessiva na hora de fechá-la e abri-la. Isso causa desgaste na peça e reduz sua vida útil.
    Outra causa do surgimento de vazamentos em torneiras é a falta de manutenção e cuidados, como a troca do vedante a cada 2 ou 3 anos, por exemplo, ou quando apresentar defeito. Torneiras com qualidade comprovada podem ficar até 5 anos sem apresentar problemas.
    O que causa vazamento em uma torneira é justamente o desgaste do seu vedante. Nesse caso, a troca é necessária, mas, é importante ressaltar que nem sempre toda e qualquer torneira volta a funcionar 100%, e é por isso que um monitoramento constante se faz necessário.

  • Falhas na construção ou reforma podem causar vazamentos?

    Sim, especialmente no que se refere à construção do imóvel. Para garantir que a rede hidráulica do local (além dos outras partes da residência, claro) demore a apresentar qualquer tipo de problema, é necessário, por exemplo, usar materiais de qualidade.
    Na verdade, não apenas materiais de qualidade, mas também peças que seja do mesmo tipo e da mesma marca, pois a uniformidade da rede garante um melhor desempenho. Tenha dar um jeitinho de encaixar peças que não vedam naturalmente não é um bom negócio.
    Lembrando ainda que tanto para a construção, quanto para uma simples reforma, é preciso que os profissionais ali tenham experiência e sejam de confiança, para garantir que o trabalho seja executado com cuidado e qualidade.

  • O que causa vazamentos em piscinas de alvenaria?

    Quer saber o que causa vazamento numa piscina de alvenaria?
    Um dos principais motivos são problemas mecânicos, danos estruturais, e questões relacionadas ao encanamento e peças soltas ou quebradas.
    No caso de problemas mecânicos, a questão pode estar no dispositivo de enchimento automático, provocando contas de água mais caras e até surgimento de algas na piscina. Danos estruturais também são frequentes, como rachaduras em algum ponto da piscina, ou mesmo próximo das luminárias.
    Já problemas de encanamentos são provenientes de vazamentos subterrâneos, sendo causados por corrosão ou movimentação do solo. Por fim, conexões soltas ou quebradas podem ser consertadas com rapidez, caso o local seja de fácil acesso. É mais comum ocorrem problemas em conexões do que em na tubulação em si, por exemplo.

  • O que causa infiltração na parede?

    Saber quais são as possíveis causas de uma infiltração pode ser bastante útil, justamente para evitar esse tipo de transtorno, e ter que gastar mais com um conserto ou manutenção mais pra frente. De início, podemos dizer que a infiltração ocorre quando a água de vazamentos e chuvas encontram brechas na estrutura do imóvel, acumulando água naquele local.
    Já o que causa a infiltração são diversos fatores, como, por exemplo, usar materiais de baixa qualidade para fazer a instalação hidráulica, ou mesmo deixar de investir em impermeabilização, e até ignorar causas externas, como condições climáticas.
    Negligenciar isso pode causar sérias infiltrações, que, por sua vez, provocam manchas nas paredes, bolhas na pintura, gotejamento, entre outros transtornos.

  • O que significa vazamento oculto?

    Basicamente, um vazamento oculto é aquele que não está facilmente visível a olho nu. Por exemplo, um problema desses na válvula de descarga, na caixa d’água, em torneiras ou registros, é um tipo de vazamento visível, ou seja, aparente.
    Já, com relação a vazamentos ocultos, podemos citar problemas na estrutura do cavalete, tubulações com furos ou rachaduras que estejam dentro das paredes e pisos, entre outros motivos que leva a esse problema.
    São, geralmente, mais difíceis de serem localizados, e, por isso, muitas vezes se recomenda a contratação de empresas para achar o ponto exato do problema, que realizarão o conserto naquele momento mesmo. É preciso consertar vazamentos ocultos com o máximo cuidado possível.

  • Quais os sinais de infiltração por agentes externos?

    Quais sinais de vazamento de água que provocam infiltração? É comum que em casas e apartamentos de cobertura tenham infiltração de água da chuva em lajes ou telhados, tendo como consequência, goteiras no teto.
    Essas chuvas também podem causar problemas nas paredes do imóvel, bastado que encontre caminhos por janelas e portas mal fechadas, e por fissuras e ouros problemas na fachada externa.
    Já nas infiltrações de correntes de problemas em lençóis freáticos ou por umidade no solo, é comum aparecerem manchas escuras e mofo nas paredes, bem como bolhas na pintura.

  • Quais os sinais de infiltração causada por agentes internos?

    Ao contrário dos sinais de infiltração por agentes externos, esse mesmo problema causado por agentes internos não é tão fácil de localizar a origem, pois, esses sinais são os mesmos, mas, com motivos diferentes.
    Inclusive, alguns desses problemas de infiltração causados por agentes internos são comumente encontrados em prédios, especialmente quando o dano passa de um apartamento para o outro.
    Entre esses sinais, podemos citar falha no rejunte de pisos e paredes, falha na impermeabilização do piso de áreas laváveis, vazamento de ralos ou tubulações que passam por dentro de pisos e paredes, e fissuras ou outros problemas presentes nas áreas externas do prédio.

  • Como saber se a umidade da parede vem do solo?

    Numa infiltração cuja umidade vem de problemas no solo, sinais como tinta da parede úmida, manchas de mofo e reboco caindo, concentram-se na parte de baixo da parede, a cerca de 1,5 m de altura, no máximo. É possível ainda rastrear a mancha no chão para ver qual a origem do problema.
    Uma das melhores formas de evitar algo assim é estancando a primeira fiada da alvenaria de uma construção, pois, isso ira garantir uma proteção impermeável logo abaixo e contra o piso, devendo esse processo ser feito com produtos vedantes.
    Como se trata de um trabalho que exige experiência, é preciso localizar vazamento de água mais complexo com o auxílio de profissionais especializados para fazer esse serviço, seja na construção do imóvel, seja numa eventual reforma do mesmo.

  • Quais sinais de vazamento de água em componentes hidráulicos?

    Um dos principais indícios de que pode estar ocorrendo um problema em um componente hidráulico qualquer é quando ele começa a ficar levemente descolorido, provavelmente devido ao acúmulo de água com o passar dos dias. Por isso, uma das dicas é olhar, por exemplo, ao redor da pia da cozinha, verificando se há algum tipo de descoloração nos canos, especialmente em torno deles.
    Um forte sinal de umidade em uma conexão é quando esta também está descolorindo, o que pode estar sendo causado pelo vazamento do sifão, do dreno, ou até mesmo de algo mais grave, como algo danificado na linha principal do encanamento.
    O ideal é ficar atento a esses mínimos detalhes, pois, como boa parte das tubulações é pressurizada, um pequeno vazamento pode se transformar em algo bem maior em bem pouco tempo.

  • Quais os principais sinais de vazamentos em esgotos?

    Um dos indícios mais comuns quando ocorre um vazamento na rede de esgotos de um imóvel, é o mau cheio que impregna o local. Esse odor é proveniente da drenagem e dos canos, e não importa o quanto você drene o lugar com frequência, pois, caso haja algum vazamento ali, esse trabalho não surtirá efeito.
    As tubulações do esgoto ainda podem estar preenchidas com mofo, gordura e detritos que geram um mau cheiro a qualquer momento, especialmente se o tempo está muito quente, ou então muito chuvoso. Mesmo o uso de purificadores e sprays não passa e um paliativo, pois, se o problema for de vazamento é necessário fazer o reparo da encanação o mais rápido possível.
    Você pode tentar checar o sifão, ou mesmo a caixa de gordura para constatar se o problema, de repente, pode ser um simples entupimento, que poderá ser resolvido facilmente. Além disso, hoje em dia, existem muitos produtos eficazes que podem ser colocados no dreno e no ralo para desentupir a encanação e eliminar o odor desagradável. Fora isso, só um conserto nas instalações do local mesmo.

  • Fluxo de água baixo pode ser sinal de vazamentos de água?

    Saiba como identificar vazamento de água por meio de pressão baixa. Outro sinal de vazamentos de água que pode ser bem claro são os fluxos em pontos de água lentos, que podem ser ocasionados devido à pressão baixa nas tubulações. Trata-se de um tipo de vazamento lento e silencioso.
    Caso seja um problema localizado em apenas um ponto, como falta de pressão no chuveiro ou mesmo um aerador de torneira entupido, trata-se de algo fácil de resolver. Afora se a pressão da água estiver baixa em vários pontos do imóvel, isso significa um problema mais sério, provavelmente localizado na linha de abastecimento principal.
    Importante frisar que se essa pressão baixa estiver atrelada a outros sinais, como ponto de umidade nas paredes, bolhas em superfícies pintadas, e por aí vai, é primordial procurar um serviço de caça vazamentos para impedir que o problema fique mais grave.

  • Dreno e ralo lento são sinais de vazamentos de água?

    Caso o dreno ou mesmo o ralo estejam lentos para escoar a água de algum ponto do imóvel, isso pode ser um sinal de problemas no encanamento do local. A depender de onde se localize o problema, ele pode ser facilmente resolvido, pois, pode se tratar de um simples entupimento, resolvido apenas com uma simples limpeza.
    Porém, se o problema estiver localizado mais adiante das tubulações, então, ele será mais difícil de ser resolvido, onde você terá que se esforçar mais para investigar mais as origens desse dreno ou ralo lentos.
    Em alguns casos, pode se tratar, por exemplo, da rede de esgotos que esteja entupida, não tendo ligação direta com os componentes dos pontos de saída ou entrada de água, como drenos e ralos. Ainda assim, é um problema sério e que precisa ser resolvido com agilidade.

  • Quais os principais sinais de vazamento em um prédio?

    Quais sinais de vazamento de água em condomínios? Encontrar indícios de vazamentos em prédios, mais precisamente, em apartamentos, não é uma tarefa complicada, pois, os indícios são os mesmos que em casas térreas, por exemplo. Ou seja, manchas nas paredes e goteiras são alguns dos sinais mais claros.
    Tinta com bolhas, mofo, bolor ou mesmo com aspecto umedecido também são indícios de que pode estar acontecendo um vazamento em um ou mais apartamentos.
    A própria conta de água pode ser um sinal claro de problemas na rede hidráulica do local, caso venha com valor acima do normal, sem motivo aparente.

  • Quais os sinais de vazamentos em jardins?

    Geralmente quando ocorre algum vazamento em jardins é devido a problema na encanação do esgoto que passa pelo local. Quando, por exemplo, uma parte do lugar se encontra mais verde do que a maior parte do jardim é porque deve haver algum problema desse tipo que precisa ser verificado com rapidez.
    Especialmente se essa parte mais verde permanece assim, apear do tempo estar mais quente e seco, e com pouca chuva, pode estar acontecendo algum vazamento no esgoto. Outro sinal é se a terra está constantemente úmida ou um pouco elevada e fofa.
    Obviamente que mau cheiro também pode ser um sinal perceptível de que existe ali algum vazamento de esgoto, ou até mesmo de uma encanação simples que passe por debaixo do jardim.

  • Quais os consertos que devem ser feitos num prédio para evitar vazamentos?

    Como estamos falando de uma rede hidráulica mais complexa que uma casa, por exemplo, é necessário que o síndico do local ou o auxiliar de manutenção estejam atentos a medidas que visem evitar vazamentos.
    Algumas medidas preventiva podem ser ótimas, principalmente, no que se refere a prédios com consumo não individualizado (ou seja, onde todos pagam pelo consumo repartido).
    Esses procedimentos podem ser a substituição do corpo de vedação das torneiras, e redução e a correta regulagem do volume da descarga, e pequenos consertos de eventuais vazamentos na tubulação hidráulica.

  • Como fazer o teste de vazamento de água?

    Para saber se há ou não vazamentos em seu imóvel, alguns testes podem ser aplicados. Um deles é o do hidrômetro, no qual você vai deixar todos os registros das paredes abertos, fechando bem as torneiras e não usando o vaso sanitário. Depois é ver a numeração do hidrômetro, e constatar se 1 hora depois ele mudou de numeração ou não.
    Para canos alimentados diretamente pela rede, você vai fechar o registro da parede, abrir uma torneira alimentada por ela, e deixar que a água escorra completamente. Depois, pegue um copo com água, coloque na boca dessa torneira, e veja se a água é sugada. Em caso positivo, há vazamento ali.
    Para tubulações embutidas na parede, faça o teste das batidas, e veja se o som emitido é diferente em alguma parte. Surgimento de manchas e mofo, além de mudança de colocação nas paredes também são indícios de vazamentos. Ou seja, há vários testes simples que ajudam na localização de algum problema desse tipo. É preciso localizar vazamento de água por meio desses testes para que profissionais da área consigam achar o problema de maneira mais precisa.